Buscar

Por que visagismo é tão importante para adequar imagem?


Desde que me formei em visagismo, tenho estudado e pesquisado essa área, para me conectar mais e mais com este campo, afim de trazer experiências cada vez mais dinâmicas e proveitosas aos que me procuram.

Dentro das minhas minhas pesquisas e estudos de casos, incluindo as próprias consultorias que realizo diariamente para pessoas de diversos lugares, incluindo outros estados e países, vejo o quanto o campo da Beleza possui uma enorme responsabilidade no que concerne à ajudar pessoas a sorrirem na frente do espelho. A autoestima é algo vital para que tenhamos energia para tudo. E quando nos sentimos feios, para baixo, desolados, não temos força para sorrir, nos largamos de mão...Isso é o que acontece com milhares de pessoas mundo à fora, quando estão em desarmonia com sua beleza tanto física quanto interna.

O outro lado da moeda é que o campo da beleza poderia ser melhor explorado tanto por profissionais, como por clientes. Saber o que se busca no cabeleireiro é primordial. Mas, por falta de conhecimento e grau de abstração, muitos “profissionais“ a priori, não sabem o tamanho de sua responsabilidade nessa área.

Saber que tudo que nos cerca é informação, isso em si é seria ótimo para alguns avanços nessa área.

Quando um cliente procura um visagista, ele certamente deseja uma mudança, algo novo no seu visual. Mas não sabe que a maior parte desse resultado já se encontra em si próprio.

Para isso, a pessoa precisa saber o que sente sobre si e o que quer mudar, quando finalmente deve saber o que quer expressar com sua imagem.

Veja que paradoxo. Para um visagista ajudar neste sentido, ele deve dialogar com esta pessoa (cliente) sobre questões do tipo: quem é você... como é visto e como deseja ser visto pelos outros, e por si mesmo... sua imagem interna condiz com sua imagem externa...

Qual a sua relação com o espelho... Dentre essas e outras questões, o visagista precisa estar pronto para encarar as sombras dessa pessoa. Para lhe ajudar a pensar sobre tudo isso, seguindo então com a análise do perfil, do rosto, tonalidade de pele, estilo, gostos, para então conseguir sugerir as mudanças necessárias. E nem sempre quem procura este trabalho, está ciente sobre tais abordagens ou mesmo que sua imagem é um cartão de vista tanto para si como para os outros. Precisam saber que não basta apenas cortar cabelo, colocar uma bela roupa, usar alguns acessórios e já basta. Se pensarmos na imagem como algo que fala e passa uma mensagem, veremos que o mais importante é saber criar harmonia entre o que usamos e fazemos com o que queremos expressar, levando em conta que as formas são vivas, ou sejam, comunicam, informam, se expressam, estão ao para nós dizer algo sobre quem somos ou até mesmo sobre a própria vida em sua forma incognoscível. Devemos sempre lembrar disso, pois assim sabemos que por trás de todo rosto e de todo corpo reside uma alma, como bem dizia yung. Por outro lad, o visagismo possui embasamentos científicos, provenientes de grandes areas do conhecimento, como a neurociência, a psicologia, a matemática, a geometria, além da física moderna e demais outras áreas. Infelizmente muitos ainda descreditam esse trabalho, achando que se trata apenas de uma técnica de cabeleireiro, e que se mexer só na forma, já está ótimo. quando de fato, o visagismo é um grande estudo que remonta milênios de existência, tendo como linha de estudos o que ficou conhecido como os quatro temperamentos hipocráticos, datados em 400 a.c . Usados até hoje por varias áreas da psicologia, esses temperamentos descobertos por Hipocrátes, considerado o pai da medicina , visam observar e ponderar sobre certos comportamentos humanos. Sabemos que grandes empresa hoje em dia, fazem uso do conhecimento desses temperamentos para descobrir detalhes da personalidade dos indivíduos a serem selecionados às vagas, afim de melhor indica-los aos melhores cargos, de modo que não venham trazer prejuízos à empresa e nem o tenham, outrossim.

Na hora de fazer uma análise visagista para indicar o melhor estilo de roupas, cor, ou corte de cabelo por exemplo, também descobrimos o temperament dominante da pessoa, observando suas características positivas e negativas. Os quatro temperamentos são: Colérico, fleumático, melancólico e sanguíneo.

Ademais, note, então, a importância desse trabalho. Tal é a importância, o que justifica já termos graduação em visagismo em várias universidades do Brasil. Mas infelizmente ainda há uma grande parte das pessoas que não conhece esse trabalho e acabam o reduzindo a uma mera técnica.


Mas voltando na questão “informação “ seria ótimo se nos propuséssemos a refletir sobre o quem somos e qual o papel da estética e da beleza em nossa vida. Ainda no mesmo contexto, sabemos que todo rosto é uma figura geométrica, todo corpo, toda pessoa é um desenho geométrico, possui linhas, formas e cores, ou seja, possuem contrastes e transmitem informações sempre que fotografadas de cérebro para cérebro. Essas formas quando vistas, se comunicam, causam inúmeras sensações, — sensações essas que podem ser positivas ou negativas.

Então, por isso sempre perguntamos ao cliente que busca o visagista: o que você quer transmitir com sua imagem? Se uma pessoa tem um queixo grande(ligado à área da vontade) sabemos que toda forma grande, grossa e alta, remete a força, poder. Então, se não soubermos ler o que diz a imagem física e simbólica da pessoa, para

sugerir a mudança, justamente dentro do que ela quer comunicar, sem diminuir sua expressão de força, corremos o risco de não ajudar e sim causar um impacto negativo para esta pessoa.


Por isso e muito mais é que o visagismo torna-se um estudo essencial, além de ser uma ferramenta fundamental antes de fazer mudanças sejam elas no dentista, cabeleireiros,cirurgião plástico, ou mesmo em outras áreas estéticas. Uma vez adequado a imagem desejada ao que realmente é a pessoa, certamente os resultados para ela serão apenas produtivos, tanto no lado pessoal como no profissional.


Bom, este assunto é imenso, por isso vamos voltar a ele em outro tempo, com outras abordagens.


Caso queira, deixe uma pergunta ou mensagem sobre o assunto.


11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Fale Conosco

Seg: à sab   09:30 - 21:30

Rua Gandavo, 41 Vila Mariana SP      

Contato (11)3486-9373 

Reservas com Marcio Lima

 Whatsapp 11 98165-1633

CONVÊNIO COM ESTACIONAMENTO